Notícias
Novidades sobre viagens e turismo
Guia de Turismo de Rio de Contas na Bahia
O núcleo populacional de Rio de Contas teve sua origem no final do século XVII, quando viajantes de Goiás e do Norte de Minas Gerais, em demanda da cidade de Salvador, capital de Província da Bahia, fundaram um pequeno povoado, que tomou o nome de Crioulos – Ponto de pouso da exaustiva caminhada.
Esse povoado situava-se no Planalto da Serra das Almas, à margem do Rio de Contas Pequeno, hoje Rio Brumado.
Foi então edificada uma pequena capela em forma octogonal, sob a invocação de nossa Senhora Santana. Logo após foram descobertos veiões e cascalho aurífero no leito do Rio de Contas Pequeno, nos seus afluentes e serras circunvizinhas.
Este fato atraiu grande numero de garimpeiros, predominando-se bandeirantes paulistas e mineiros que subiram o leito do Rio de Contas Pequeno e, explorando as serras próximas, fundaram a três léguas acima, numa altitude de 1.450 metros, outra povoação – Mato Grosso.
Os jesuítas que acompanhavam os bandeirantes, ergueram uma igreja sob a invocação de Santo Antônio. Em 1.718, foi criada a primeira Freguesia do Alto Sertão Baiano ou Sertão de Cima, com a denominação de Freguesia de Santo Antônio de Mato Grosso.
Fonte: BahiaWS
Comentários